Solução Asterisk, foi instalada após ter sido implementada no Detran-DF, Sebrae-DF, Bancorbrás, prefeitura de Paulínia e BVEnergia. Investimento se pagou com apenas três meses de funcionamento. Gastos caíram de 150 mil reais por mês para cerca de 10 mil reais.
A prefeitura de São Paulo, seguindo a grande tendência de adoção dos sistemas open source, está utilizando solução ExtendVoIP, da Call Contact Center, para dar suporte ao serviço 156.
“A solução é um SIP Server que utiliza placas de telefonia analógica ou digital (FXS/FXO/E1), permitindo a comunicação destes meios por conexão IP, e utilizando padrões de protocolos R2/ISDN adotados no Brasil. Ela também trata qualquer ramal a ela conectado como um ramal IP, via SoftPhone ou telefone IP. Nós fornecemos esta solução para a prefeitura há três anos, sendo dois com placas da Siemens e um ano com o VoIP- que é formado pela placa da DigiVoice e a solução Asterisk. Este contrato é anual, inclusive, nós acabamos de renová-lo”., detalha o coordenador de vendas.
Outra vantagem da ferramenta é permitir escalabilidade de conexões simultâneas através de balanceamento de múltiplos servidores, com ou sem redundância, e sem limite de expansão para atender a grandes operações de contact center. “Nós desenvolvemos um piloto desta solução em 2002 e a instalamos nos Seguros BRB, do Banco Regional de Brasília. Depois a instalamos em outras empresas. No começo, utilizávamos a plataforma da Siemens e de outra empresa. Com a da Siemens, tínhamos grandes dificuldades, porque toda a documentação era em alemão – o que dificultava na resolução. Por isso, resolvemos substituí-la, criando a nossa própria solução.
Segundo Coordenador, com esta substituição, a Call Contact Center economizou muito. “Gastávamos 150 mil reais por mês de aluguel com a Siemens. Hoje, o gasto mensal é de mais ou menos 10 mil reais. Após três meses nosso investimento estava pago.
Além do serviço 156 da prefeitura de São Paulo, outras instituições, como o Detran-DF, Sebrae-DF, Bancorbrás, prefeitura de Paulínia e a BVEnergia já utilizam a solução Asterisk
Conheça a solução em Asterisk da UnderTI – VoxBox