Um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece diferente serviços a uma rede de computadores, existem vários tipos de servidores com várias funções diferentes. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes, em pequenas e médias empresas é comum se ter um ou mais servidores que acumulem funções, enquanto em grandes empresas tem-se um servidor para cada serviço.
As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.
A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento da utilização dessas redes surgiu a necessidade de dedicar alguns computadores para prestar serviço de suporte à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função e o restante das máquinas ficariam livres de certos serviços pesados como backup. O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.
Servidor de domínio ou SAMBA
O servidor Controlador de Domínio é um serviço que se destina a centralizar todos os direitos de uma rede, ou seja, os logins de acesso, as senhas, quais pessoas tem permissão de acesso a determinados arquivos ou pastas e quando. O servidor então autentica através do controlador de domínio e são permitidas ou não na rede para aqueles usuários específicos.
O Software Livre Samba, é o servidor que permite compartilhar arquivos e acessar compartilhamentos em máquinas Windows. Ele é dividido em dois módulos, o servidor Samba propriamente dito e o “smb client”, o cliente que permite acessar compartilhamentos em outras máquinas. Usando o Samba, o servidor Linux se comporta exatamente da mesma forma que uma máquina Windows, compartilhando arquivos e impressoras e executando outras funções, como autenticação de usuários. É possível configurar o Samba até mesmo para tornar-se um controlador de domínio.
Servidores de firewall
O servidor de firewall UTM no inglês Unified Threat Management, que é na tradução literal para o português Central Unificada de Gerenciamento de Ameaças, é uma solução criada para segurança de redes. O UTM é teoricamente uma evolução do firewall tradicional, unindo a execução de várias funções de segurança em um único dispositivo: firewall, prevenção de intrusões de rede, antivírus, VPN (Virtual Private Network ou rede privada virtual), filtragem de conteúdo e geração de relatórios informativos e gerenciais sobre a rede no geral.
A sigla UTM teve origem no IDC, instituto de pesquisa de mercado, e esta linha de produto tem a vantagem de fundir em uma única appliance, que é a união de um hardware com um software, os serviços que antes eram feitos por vários softwares dentro do servidor. Esta unificação das funções permite o gerenciamento da segurança em um único painel, facilitando a prevenção, detecção e ação contra ameaças de variadas fontes. O UTM também garante que as soluções de segurança encontradas nele sejam compatíveis e complementares, diminuindo brechas ou falhas de segurança.
A UNDER TI é especialista em projetos, implantação e programação de servidores.