A Terceirização de TI vem sendo avaliado através de vários aspectos desde o final da década de 90 com a implantação do departamento de TI nas empresas. O TI é um departamento vital dentro da empresa por desempenhar diversos papéis de extrema importância, que envolvem desde o apoio para manter a operação segura e continua, até responsabilidades mais estratégicas como avaliar, implantar e manter o sistema que atende plenamente o negócio.
Apesar da sua importância, ainda existem empresas que encaram a TI como um custo, muitas vezes por acreditar que se trata de uma área responsável apenas por realizar a compra e manutenção de equipamentos, e não enxergar o potencial da TI no crescimento do negócio. Constantemente, abordamos assuntos em nosso blog que ajudam a tornar a TI mais estratégica dentro das corporações, e ainda como obter retorno dos investimentos feitos em tecnologia.
O departamento de TI bem gerenciado pode elevar a empresa em um novo patamar:
- automatizar processos;
- aumentar o desempenho de equipes;
- reduzir custos e garantir a continuidade da operação.
Porém, ter um departamento de TI completo, da forma como ele deve ser, nem sempre é viável empresas de determinados portes, ou até mesmo não faz parte da estratégia da empresa manter uma equipe própria. Nestes casos, existe uma solução: a terceirização de TI.
Terceirização de TI é a contratação de empresa externa qualificada para o gerenciamento de todos os sistemas ligados a Tecnologia da Informação.
Vamos compartilhar 5 vantagens da terceirização de TI para empresas, independentemente do tamanho (porte) e segmento de atuação.
1- Redução de custos
Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é viável. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado e, para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.
A terceirização de TI apresenta um custo muito mais acessível, uma vez que a contratação, pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. O cliente preocupa-se apenas com a execução do serviço, e o trabalho funciona como se a equipe fosse própria.
2- Controle dos serviços
Uma empresa especialista em terceirização de TI, apresenta relatórios frequentes dos serviços executados, dos desempenhos e do estado dos equipamentos (redes, hardware, software, telefonia), o que permite que os gestores e responsáveis da empresa do cliente tenham um controle que nem sempre é apresentado por funcionários próprios. O comprometimento dos profissionais é o mesmo, com participações em reuniões, sugestões de melhorias. De fato, o profissional veste a camisa!
3- Retorno do investimento
Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo. Um dos papéis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e aumento de produtividade que resultam em crescimento e rentabilidade para o negócio.
4- Know-how de especialistas
Uma empresa possui diferentes tecnologias e sistemas, de diferentes marcas e fabricantes, que necessitam diferentes conhecimentos. Ter um especialista para cada segmento da TI é inviável para uma empresa, mas é possível obter uma retaguarda de especialistas em múltiplas plataformas através da terceirização de TI. Além do know-how em diferentes tecnologias, uma empresa de TI tem o compromisso de capacitar e reciclar os conhecimentos da equipe constantemente, o que aumentaria bruscamente os custos para uma empresa caso a equipe fosse própria.
5- Garantia de qualidade
A terceirização de TI engloba o gerenciamento de diversos serviços vitais para o negócio, como e-mails, sistemas operacionais, backups, contingência, segurança de dados, entre outros. Ao garantir o funcionamento e continuidade desses serviços, a empresa que terceiriza a TI garante um SLA para restabelecimento da operação, em caso de falhas, dentro de um determinado prazo – compromisso esse nem sempre assegurado por uma equipe de TI própria.
Todas as vantagens acima possibilitam a empresa alcançar um bem maior, que é manter seus esforços e equipes direcionados para o negócio da empresa.
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