A consultoria de TI envolve, antes de mais nada, entender as necessidades e expectativas do cliente e buscar a maneira mais apropriado de atendê-las. É enxergar uma consultoria de TI como sendo mais do que um grupo de profissionais especializados, executando tarefas técnicas isoladas dentro de suas áreas de expertise. É perceber como todas as etapas estão conectadas, e principalmente, entender a visão e necessidade do cliente que espera na outra ponta.
O consultoria TI através da prestação de serviços é capaz de enxergar todas as atividades de uma organização de TI, do levantamento de requisitos para o desenvolvimento de um novo sistema, ao monitoramento dos equipamentos que sustentam os sistemas já em produção, estão conectadas e devem ser gerenciadas por meio de parâmetros de qualidade, tempo e custo, para que a necessidade do cliente seja sanada da melhor possível .
Sendo assim, a consultoria de TI também envolve aspectos de marketing, operacionais da empresa, financeiros e de gestão de pessoas, tanto da parte da empresa de TI contratada quanto da parte operacional do cliente que vai fazer uso das instalações e serviços prestados pela empresa de TI. Uma boa consultoria de TI, além de se preparar para todos os aspectos e necessidades de seu cliente, analisa a situação e o potencial de crescimento, e prepara-se para o futuro.